Quando chegamos no Ensino Médio, somos ensinados a estudar para passarmos no vestibular. Durante os 3 anos ouvimos que se não nos esforçarmos não vamos passar e sempre ouvimos dos nossos professores e pais que temos que fazer os melhores cursos, e que bom mesmo, é quem passa em uma Faculdade Pública.
Nem sempre fazer o “melhor curso” vai te fazer feliz, ou te agradar. Quando chega esse momento de escolha, você tem que decidir o que quer para a sua vida. Quer ser feliz, ou quer ganhar dinheiro? Muitos acreditam que dinheiro traz felicidade, ok. Mas acho que trabalhar o resto da minha vida com algo que eu não gosto, nem o dinheiro vai conseguir superar. Maaaaaaas, também devemos pensar que alguns cursos, apesar de serem o que nos agrada, não são fáceis de arranjar emprego. Não adianta você ir fazer faculdade de Música, e achar que vai arranjar emprego fácil, porque não vai. O máximo que você vai conseguir é ser professora em alguma escola, ou fazer um mestrado/doutorado e partir para a vida acadêmica, aí talvez, você consiga um emprego legal. Mas pense bem: isso vai ser sua profissão, e querendo ou não, um dia todos pensamos em nos casar e ter uma família, certo? Precisamos pensar em algo que pelo menos dê para ajudar a pagar as contas.
Se você tem um sonho lute por ele. Digamos que seu sonho é fazer Medicina. Todo mundo sabe que esse é o curso mais concorrido em qualquer faculdade. Então, ao invés de você esperar que por um milagre, você se saia bem no vestibular, ou Enem, por que não passa esses três anos se esforçando e se dedicando, e até fazendo cursinho? “Ah, mas eu não tenho dinheiro para cursinho”, sem problemas! Pegue seus livros da escola, procure exercícios na internet, provas de vestibulares passados e estude sozinho em casa. Faz toda a diferença!
Não viva o sonho dos outros. Muitos de nós acabamos por sermos influenciados na hora da escolha da faculdade. A vida é sua, escolha o que você quer fazer com ela. Escute os seus pais, pois eles sabem o que é melhor para você, mas seja sincero com eles, caso você não queira fazer o curso que eles propõem. É uma perda de tempo tentar passar em uma faculdade que você não quer, pois em algum momento, você vai acabar parando.
Não é errado não saber o que quer fazer. Muitas pessoas tem dúvidas quando chega o terceiro ano. Isso é normal, e você não vai estar perdendo tempo se quiser ficar um ano parado até descobrir qual é a sua verdadeira vocação. Muitas pessoas ficam neuróticas quando chega esse momento, achando que estão perdendo tempo, ou são inferiores a seus colegas. Isso não tem nada a ver, cada um tem seu momento!
Fazer faculdade particular não te torna burro. Muita gente acha que a faculdade particular é inferior a pública. A diferença é que a pública tem uma concorrência superior a particular, e querendo ou não, a particular é mais fácil de entrar, sim. Mas não quer dizer que seja fácil de sair. As faculdades tem que ensinar praticamente a mesma coisa, pois temos que ser capazes de exercer essa profissão em qualquer lugar do Brasil. As provas e trabalhos nas faculdades particulares são difíceis também. Os professores são capacitados, e na maioria das vezes a estrutura é muito melhor do que a de uma faculdade pública. O único problema é: você paga mensalidade, e nem sempre elas são baratas.
Eu não sei como dar uma dica certa de como escolher o curso, mas eu sempre digo: Seja feliz! Encontre algo que você seja feliz e faça isso. “Escolha um trabalho que ama e não terá que trabalhar um único dia em sua vida”. Essa frase resume toda a escolha da minha profissão. Eu amo o que eu faço, então, não vejo o meu trabalho como algo chato. É claro que cada um tem seus princípios, e eu não posso mudar isso!
p.s. Lembrem-se que estão abertas as incrições para o Sisu. Se você fez o Enem, se inscreva lá!
Lindaah, visita esse blog aqui -> http://boletimdoestilo.wordpress.com/ Fala sobre moda, tendências, beleza, desfiles, viagens e muito mais ! E não esquece de comentar hein, Beijoos!!
Super concordo. Acho que não tem nada melhor do que fazer o que gosta, assim, trabalhar não será uma coisa chata. Vou fazer jornalismo. =)
Beijos! =***
http://fadasemdevaneios.blogspot.com/
Ae, mais uma para a turma de jornalistas! hehehehe
Volte sempre, linda!
beijos <3
É mesmo muito difícil escolher. O resultado ta ai, o SISU já abriu e ainda não sei se o que eu coloquei é o que eu realmente quero, e pelo visto nem passar eu vou conseguir, então vai ser particular mesmo. Jornalismo ou Direito? minha dúvida cruel! hahaha
Realmente é muito difícil escolher!
Quanto ao SISU, o interessante é que você tem duas opções, pelo menos em uma delas coloque o que você realmente quer.
E não se assuste com a nota de corte. Ainda terão 15487476 chamadas pela frente, e mesmo que sua nota esteja abaixo da nota de corte, você ainda pode ser chamada! (Isso já aconteceu comigo, hehe).
Mas caso não consiga, faculdade particular não é uma opção ruim, eu estudo em uma!
Wow, Jornalismo ou Direito…já passei por essa dúvida. No entanto, acabei fazendo Jornalismo.
A faculdade de comunicação social, é uma coisa para apaixonados. Você tem que ser apaixonado pelo curso para poder continuar, porque muitas coisas nos fazem desanimar.
Direito é uma faculdade que é certa que vai abrir muitas portas. Você não precisa ser aquele advogado de escritório só porque se formou em Direito. Existem vários concursos e esse curso vai dar uma base enorme. Além de várias empresas que precisam de advogados, e por aí vai.
Pense bem, mas não desanime de tentar!
beijos
Ta meio complicadinho pra mim porque tive que desistir do que gosto por não ter oportunidade de trabalho. Mas estou em paz com minha escolha em fazer Biblioteconomia. A prova da Federal daqui ainda vai acontecer, estou bem tranquila. :D
Gostei de seu post e blog.
http://oicarolina.wordpress.com
Visita-me!
Ah, que pena Carol! Mas fico feliz que esteja tranquila com sua escolha!
Volte sempre por aqui!
beijos <3
Gostei muito do seu post. É a mais pura verdade <3 Estou fazendo Jornalismo.
http://www.avidaemletras.com/
Jornalismo é um amor, né? hehehe
Eu faço também!
beijos Dani, volte sempre!
Você faz em faculdade particular? Nossa, até que enfim alguém alguém que nao fale mal das particulares! Não acho que nos dias de hoje, a pública seja a melhor opção. Mas se conseguir, e for perto de casa é uma boa, o que não acontece por aqui rs
Posso dizer que quando terminei o ensino médio, caiu a ficha, e eu fiquei pirada com isso, tipo Finn em Glee rs. Acho que o melhor nesse caso é parar um pouco pra respirar e pensar, afinal é uma responsabilidade e tanto. Mas que bom que voce já tinha esse sonho, posso dizer que jornalismo seria uma das minhas opções, mas vamos ver haha. ..
Beijooos <3
Então Isa, eu era aquele tipo de pessoa que falava muito mal das faculdades particulares, porque eu tinha uma outra visão sobre tudo. Achava que para ser bom tinha que entrar em uma pública, mas eu nem sabia como funcionava direito. Depois que passei para Enfermagem em uma Estadual, e vi como funcionavam as coisas eu parei um pouco com a neura. Fiz o Enem de novo, mas acabei não passando. Então resolvi fazer uma particular mesmo. É a melhor faculdade de Comunicação Social do Centro-Oeste e tem uma estrutura mil vezes melhor que a da Federal daqui.
Que legal! Só pensa bem antes de fazer Jornalismo, porque foi como eu disse no outro post, não ganha muito. ehehehee
beijoos <3
Pingback: Inspire-se: Looks para usar na faculdade « Quatro Notas
Gostei muito do texto, o duro é quando você não faz ideia do que quer pra sua vida, sonha com universidade pública e já está gastando com cursinho, ou seja, meu caso. É difícil lidar com a pressão da sociedade, com a disciplina que temos que ter com o estudo e com a vida social em si. Enfim, muitas das dicas daqui eu já estou seguindo, inclusive a frase “Escolha um trabalho que ama e não terá que trabalhar um único dia em sua vida” já me serviu e ainda serve de inspiração, agora vou colocar em prática o que eu não seguia. Amei o blog, estava lendo seu about e você é muito parecida comigo, muito mesmo hahaha! Adorei! Beijos, um ótimo feriado!
Eu sei como é esse sonho com universidade pública, porque no final eu consegui transferir para a federal da minha cidade.
E essa pressão é o que acaba nos fazendo ir na direção errada, porque fazem pensarmos que DEVEMOS passar direto, e tudo o que eu já escrevi no texto.
Mas espero que o que eu falei te ajude :]
Muito obrigada pela visita!
beijos, e um bom feriado pra você também <3